Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Não existe almoço de graça. Será mesmo?


Morre Friedman, Nobel de Economia, eternizou esta frase.
E com certeza acho ser uma das frases mais verdadeiras inventadas no mundo.
Popularizou no léxico mundial a expressão "There is no such a thing as a free lunch" ("Não existe almoço de graça"), provavelmente originada nos EUA do século 19, que virou título de um livro seu de 1975. Queria dizer que, sempre que o governo gasta dinheiro com iniciativas populares, é a própria população que acaba pagando a conta depois.( Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC©2002-Todos os direitos reservados / All rights reserved)

Bem então sem mais delongas, vamos colocar a mente para funcionar e viajar um pouco.
No início de tudo, antes mesmo do nosso nascimento, nossos pais lutam para poder conquistar a mulher amada, e pra chegar aos finalmentes, demora, e como demora. Logo depois começa outra luta quem chega primeiro vence e começa a ser gerado todo o processo de um novo ser. Até aí, já vimos que as palavras de nosso amigo possuem um fio de verdade. Concorrência o tempo todo, para nascer, mais uma batalha pela vida e no momento de sair já começamos a pagar o preço da liberdade, a primeira palmada para no primeiro choro começarmos a envelhecer. A necessidade do ar, a luta para sobreviver aos primeiros dias. Um mundo muito estranho, dizem que é uma verdadeira agressão, um verdadeiro choque a saída da barrida da mãe para o novo habitat.
Crescemos e nos primeiro dias na escola já começamos a sentir a competição pelo espaço. Nossos pais tentam nos colocar nas melhores escolas, dentro de suas posses, ou talvez até mesmo fora delas, esforço esse que causam as próximas cobranças. Notas altas para um dia sermos alguém na vida, sermos o orgulho da Família, e essas cobranças a cada dia chegam mais e mais cedo. Tornando os pequenos pimpolhos em executivos precoces. Aula de ginástica, judô, natação, inglês, hora do programa preferido na tevê a cabo, mas somente depois do trabalho de matemática. Ufa....
Terminados o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursinho quando dá, Faculdade, trabalho, quando dá, quando não, aquela aposentadoria tranqüila que papai sonhou, pode esperar mais um pouco.
Formado. Oquê, ainda não acabou? Não filho se quiser ser alguém tem que fazer, Pós, Mestrado, Doutorado, Falar Inglês, Espanhol, Madarim, Mandaoquê? É filho a língua do País que mais cresce no mundo.

Bem, quando olhamos para trás, se tivermos tempo para lembrar, constituímos uma família, não com aquela menina ou rapaz lindo do Ensino Médio que juramos amor eterno, mas sei lá com quem ou como esse cara ou a cara que está do meu lado, como ele entrou na minha vida, o tempo passou tão rápido. rsrsrsr
Bem e agora, quero o melhor para meu filho ou minha filha, temos que manter o legado que meus pais me ensinaram, meu pai, quanto tempo não ligo, vou ligar, há daqui a pouco, depois no twitter, caramba, o facebook, um colega antigo que é novo, legal, saudades daquele tempo de escola. Xí, esqueci de ligar pro pai, agora tá muito tarde, final de semana eu ligo. Xí, churrasco na casa do Dado. Todo mundo vai estar lá, preciso ir para manter meu networking.
Bem, acho que nosso amigo estava certo, sempre esteve e sempre estará.
“Não existe almoço de graça”.
Nem a morte, pois essa também é cara. Mais isso fica para um próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário