Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2011

Para quê servem os Consultores?

Consultor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Consultor é o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos ou matéria dentro de sua especialidade.
É uma profissão exercída por pessoas formadas em contabilidade, administração, economia, direito, engenharia dentre outras.
A atividade de consultor pode ser exercida pela pessoa autônoma ou empresa especializada, neste caso denominada consultoria.

Substantivo masculino.
1.Aquele que dá ou pede conselho.
2.Aquele que consulta, examinando.
3.Aquele que dá pareceres acerca de assuntos da sua especialidade:

Bem agora que já esclarecemos o que significa esta palavra ou profissão vamos ao que interessa.

Vejo vários debates sobre situações que confrontam o passado com o futuro. Muitos deles renegando o primeiro em detrimento ao segundo.

As empresas devem se adaptar aos novos tempos, bem como as pessoas.

Temos que tomar muito cuidado para identificar a diferença entre modismos e tendências.

Aí é que entra o papel da Consultoria ou do Consultor.

Lendo uma reportagem na revista VOCESA, que por sinal sou fã, um escritor exaltava a nova geração por não se prender a planejamentos, ajustando a sua carreira a cada dia, a cada hora a cada segundo.

Conhecemos isso no mercado de ações como "efeito manada". As pessoas estão aqui, mas daqui a meio segundo o aqui não é mais aqui, é lá, e assim por diante. Desta forma as pessoas e as empresas pois as primeiras são responsáveis por dar cara a segunda perdem identidade, perdem sua cultura organizacional, no caso das empresas. Simplesmente porque não é mais interessante estar focado em um objetivo Planejado por toda a sua cadeia de Comando, ooppss, outra situação inusitada. Podemos retirar baias para aproximar as pessoas, mas a identificação do Líder, do Comandante do barco não pode ser perdida. As Grandes Empresas foram criadas e desenvolvidas assim, com Hierarquias, alguém que ordena o estado das coisas.

Imaginem a seguinte situação:

Um barco descendo um Rio a toda velocidade, e, dentro dele, várias pessoas que estão trabalhando em uma pesquisa, sem hierarquia nenhuma, com especializações diferentes, mas uma delas, é marinheiro e trabalha nessa profissão a muitos e muitos anos. Então surge o garoto novo e diz, "pela minha formação em TI devemos seguir a direita, pois os cálculos no meu IPOD, laptop, notebook, net book, ou qualquer um deles diz que é o melhor caminho", o Contador diz que o melhor caminho é a esquerda pois iremos economizar combustível, diminuindo assim os custos da operação.

Surge alguém com visão do todo e diz - Que tal perguntarmos ao marinheiro, que está aqui a mais tempo que nós e tem a experiência necessária para nos dar uma direção?

Então vira o especialista em TI e diz - para quê preciso de informação de uma cara que não sabe nem ler e nem escrever direito, não usa as novas tecnologias, ele não é confiável.

O contador também concorda com o rapaz e se junta a ele para formar um grupo e derrubar a questão proposta e conseguir votos para que a sua seja aprovada. (Gente poderia ser um advogado, ou qualquer outra profissão, não necessariamente um contador).

Então surge o marinheiro, com sua humildade e diz. - Pessoal, agora não adianta mais, se tivessem perguntado antes, teríamos virado a direita lá atrás. Agora todos os caminhos levam as cataratas, não tem mais solução, vamos cair no abismo.

Moral da estória?

Se não unirmos o antigo ao novo, perderemos a identidade, e a maturidade necessária para trilharmos a transição entre esses dois mundos.

Nota, não sou avesso a tecnologia, tento adquirir para minha família o que existe de melhor dentro do custo benefício para que estejam em dia com as novas tecnologias, mas continuo afirmando que o consultor, dentro de cada área ainda é a pessoa mais ajustada para indicar o caminho cuja a probabilidade de se ter um resultado satisfatório chegue o mais próximo do 100%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário